O Ministério da Educação divulgou, nesta terça-feira (09), no Diário Oficial da União, a Portaria Normativa que estabelece as regras e o cronograma de ações para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE 2015. Entre as informações publicadas, o MEC definiu a data da prova para o dia 22 de novembro, a partir das 13h, de acordo com o horário oficial de Brasília – DF.

Este ano, entre os cursos avaliados estão os de Administração Pública, Comunicação Social – Jornalismo, Direito e Relações Internacionais, por meio dos estudantes ingressantes e concluintes das respectivas graduações. O Manual do Enade 2015, com a descrição dos procedimentos técnicos necessários para a operacionalização da prova, deve ser divulgado 22 de maio.

As IES serão responsáveis pela inscrição dos estudantes habilitados no período de 06 de julho a 07 de agosto, por meio do endereço eletrônico http://enade.inep.gov.br. Já a lista dos universitários regulares e irregulares inscritos será divulgada para consulta pública entre 12 e 21 de agosto.

Um dos instrumentos mais importantes do Enade além da prova é o Questionário do Estudante, de preenchimento obrigatório, que estará disponível a partir de 21 de outubro no site http://portal.inep.gov.br . O mesmo precede a consulta individual ao local de prova e impressão do Cartão de Informação pelo aluno e o não preenchimento implicará situação de irregularidade do aluno junto ao ENADE 2015.

 

O ENADE

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) tem o objetivo de medir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação quanto aos conteúdos programáticos, por meio de uma avaliação com notas de 1 a 5. Um resultado negativo no Enade pode implicar em perda de benefícios para os estudantes, como exemplo estes não poderão aderir ao financiamento do Fies e os cursos não poderão oferecer bolsas do Prouni.