Nos últimos anos, o número de estudantes que optam por passar uma temporada de estudos em outros países cresceu de forma importante. A realização do intercâmbio surge como oportunidade para conhecer novas culturas e angariar conhecimentos acadêmicos, fazendo a diferença em um mercado de trabalho cada vez mais seletivo. Atenta às exigências do mundo profissional, a Faculdade Asces proporciona para seus discentes, desde 2008, a chance de estudar um semestre letivo fora do Brasil, através de convênio com universidades estrangeiras.

As parcerias com instituições europeias e latino-americanas também possibilitam que estudantes vindos das entidades conveniadas conheçam mais sobre o Brasil e o Estado de Pernambuco, ao participarem da vida acadêmica dentro do cotidiano da Asces. Estes processos são organizados pelo Núcleo de Assuntos Internacionais da Instituição (NAI), que também prepara discentes para encontros internacionais e promove eventos que esclarecem as dúvidas e ressaltam a importância em ter esse contato com outro pais.

O intercambista passa se envolver com  uma realidade ampla, seja no universo acadêmico ou na vida cotidiana. A euforia inicial é um sentimento normal, segundo o coordenador do NAI, Ademário Tavares, que explica que quando esta passa, o estudante se depara com um ritmo que exige responsabilidade e rotinas que envolvem desde aspectos do cotidiano, à adaptação a um  cronograma de estudos diferenciado.“Você sai da sua zona de conforto e assume responsabilidades”, lembra o professor.

No geral, as universidades estrangeiras apresentam um nível de cobrança maior, principalmente quanto aos horários de aula, muitas vezes em período integral. Como resultado dos esforços, a percepção dos estudos e visão de quem faz intercâmbio, desde que devidamente aproveitado, faz a diferença num mercado a cada dia mais exigente. Os intercambistas que estão no Brasil também retornam ao seus países de origem com uma bagagem importante de conhecimentos da academia e pessoal.

O mercado imobiliário em países europeus, por exemplo, já tem um planejamento para contemplar intercambistas. O professor Ademário lembra que “no exterior esse nicho é de capital importância e para suprir a necessidade de hospedagem são oferecidos apartamentos adaptados para as necessidades do estudante. Esse contexto confronta com o Brasil, em especial Caruaru. “ Na cidade não há mercado imobiliário”, lembra o docente, e completa “As opções são hospedagem ou a casa dos estudantes”.

Chamadas abertas para intercâmbio até 19/09

A Faculdade Asces, através do  NAI, disponibiliza periodicamente  editais e fichas para inscrição na seção de downloads do Portal Asces (LINK). No momento estão abertas até o dia 19 de setembro oportunidades em países hispanofalantes, cuja língua é o espanhol (Espanha e Colômbia) e para Portugal. Mais informações podem ser obtidas através do número (81) 2103.2026.

NAI organiza confraternização

O Núcleo de Assuntos Internacionais está programando a realização de um encontro  que visa os intercambistas estrangeiros que estão no Brasil e proporcionar ainda a interação dos brasileiros que se preparam para viajar e também ex-intercambistas. Deste modo, o setor busca promover um momento de troca de experiências e aprofundamento das relações acadêmicas e humanas. “Estamos programando para as próximas semanas um encontro, talvez um chá da tarde para uma confraternização”, assegura Tavares.