A comemoração do Dia da Farmácia, a Faculdade Asces realizou, na manhã desta sexta-feira (05), uma série de ações em frente à farmácia de manipulação “A Fórmula”, localizada no centro de Caruaru. Foram oferecidos diversos serviços e orientações para a população, visando a prevenção de anemia, parasitores e oficinas com fitoterápicos.

Na ocasião, professores e estudantes do curso de Farmácia da Faculdade Asces também distribuíram mudas de plantas medicinais, com a devida explicação de cultivo a aproveitamento dos benefícios. Para o estudante do 3º período Samuel Cronemberger, a ação é importante por englobar a população no conhecimento sobre os benefícios das plantas. “Então engrandece muito mais a profissão, pois é uma área que está crescendo muito e que é válida para a saúde”, confirma o discente.

A coordenadora do curso, professora Ana Catarina,  ressaltou a importância da data, pois se celebra a existência do local, e não o profissional ou a formação. “Então é algo muito importante quanto para a classe farmacêutica porquê o estabelecimento farmácia não pode ser visto como um local de ponto comercial e sim como local de promoção da saúde”, ressalta.

Com a entrada em vigor no mês de agosto da legislação que estabelece a obrigatroriedade de um profissional de farmácia nas drogarias, as atenções e voltam para proporcionar um atendimento personalizado e alicerçado no conhecimento. “Este é um dia de comemoração, não só a nível local, mas com certeza em nível nacional”, justifica a docente.

À noite, serão oferecidas palestras com professores convidados para os estudantes do curso, a partir das 19h, na Praça da Placas -Campus II. Na ocasião,  Dra. Marcelle Abreu (Universidade de Barcelona-Espanha) apresenta o tema "Nanopartículas: perspectivas do futuro"  e a a Dra. Ítala Morgania Farias da Nóbrega (IMIP) ministra sobre o "Papel do Farmacêutico na Farmácia Clínica".