O Programa Asces Sustentável (PAS) comemora o sucesso de sua primeira campanha que envolveu estudantes de cinco turmas dos cursos de Biomedicina, Farmácia e Odontologia. No total, foram coletadas 9.362 latas e 5.996 garrafas PET. Os itens foram doados a três instituições de caridade, que realizaram a venda dos materiais e reverteram os recursos angariados em benefícios para o seu público.

Entre os investimentos, foram adquiridas cestas básicas para as crianças carentes assistidas pelo Projeto Viver; cimento para construção da nova sede do Projeto Luz e Vida (Alto do Moura) e a compra de uma passagem para iniciar o emprego de um ex jovem das ruas assistido pela obra missionária católica Tabernáculo de Agnes.

O coordenador do PAS, o professor Agenor Jácome destaca a retirada de quase 10.000 latas e 6.000 garrafas em apenas 2 semanas de campanha, objetos esses que poderiam ser descartados na natureza. “Isso mostra o quando podemos cooperar com a natureza se nos mobilizarmos. Se 5 turmas foram capazes de fazer toda essa arrecadação, imagine se toda a Asces se mobilizar para isso! Tenho a certeza agora que podemos impactar Caruaru. Além de sustentabilidade fizemos fraternidade. Uma mistura perfeita! A própria sigla do Programa Asces Sustentável (PAS) sugere isso!”, afirma Jácome.

O docente explica que o próximo passo será o recolhimento de todas as latas e garrafas PET de refrigerantes consumidos durante o congresso de Biomedicina e Farmácia. O evento será realizado entre os dias 28 e 30 de maio no Shopping Difusora e na própria Faculdade Asces. A proposta é envolver os cursos, ambos participantes do projeto, e ampliar a arrecadação de materiais recicláveis.