Após confirmação da implantação da sala, a Asces comunicou aos Bancos de Leite Humano do estado de Pernambuco e a coordenadora do Banco de Leite Humano do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira – IMIP, Dra. Vilneide Braga Serva, enviou as informações à Secretaria Estadual de Saúde e ao Ministério da Saúde, que determinou a certificação da sala de apoio.

A Rede de Bancos de Leite Humano tem, como um dos seus objetivos, promover, proteger e apoiar o Aleitamento Materno, portanto as ações ocorridas neste sentido são de interesse da rede que possui integração com as secretarias de saúde municipais, estaduais e com o próprio Ministério da Saúde.

A professora Belisa Duarte, utiliza a sala e confirma a importância da mesma para a amamentação da sua filha. “A sala de apoio à amamentação foi muito útil para a continuidade da amamentação da minha filha após o meu período de licença maternidade. Sem ela, é provável que a correria normal das atividades como professora e a falta de um espaço específico me tomassem essa oportunidade tão única de amamentar e dar o melhor alimento para a minha filha, mesmo depois de voltar a trabalhar. Espero que outras mães que amamentam possam usufruir desse cuidado que a faculdade teve conosco”, relata a professora do curso de Fisioterapia em Urologia, Ginecologia e Obstetrícia da Asces.

Com o espaço a Faculdade confirma além do seu comprometimento com o ensino e pesquisa de qualidade, a preocupação de estabelecer um elo solidário, responsável e fraterno com a comunidade externa, iniciando este elo a partir da própria IES, com seu corpo de funcionárias e estudantes.

Em Pernambuco, nenhuma IES possui uma sala de amamentação, sendo a 1º no estado e a 2º no Brasil a instituir este apoio. Portanto, diante dos órgãos supracitados, a Faculdade Asces torna-se referência em ações de promoção, apoio e incentivo ao aleitamento materno.