De quarta (13) a sábado (16) será realizado o IX Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde, em Curitiba, Paraná. Considerado o mais expressivo evento sobre as áreas no país, a comissão organizadora do evento aprovou dois trabalhos desenvolvidos por estudantes e professores da Faculdade Asces, além de contar com a palestra proferida por docente da IES.

Convidados Nacionais e Internacionais debaterão vários aspectos relacionados com a organização das cidades e seu impacto nos níveis de atividade física e saúde da população. Fatores emergentes sobre a influência das características do ambiente físico e social presente nas cidades sobre a promoção da atividade física em diversos setores da sociedade serão alguns dos assuntos tratados durante o congresso.

Os trabalhos aprovados de Caruaru foram desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisas em Saúde Pública – GPESP/Asces e ambos orientados pelo docente Marcelo Tavares Viana. O primeiro trabalho traz um perfil antropométrico, ou seja, o conjunto de técnicas utilizadas para medir o corpo humano ou suas partes. As medidas antropométricas são fundamentais no acompanhamento do desenvolvimento infantil. O título do texto é: “Perfil Antropométrico de Escolares do Ensino Médio do Município de Frei Miguelinho (PE)” e foi desenvolvido pelos estudantes Izabela Grasiele de Melo Silva, Aline Maria Gomes Cunha Araújo, Victória Oliveira Silva, Maria Rafaella Mylena Pereira Cavalcanti e Widjane Sheila Ferreira Gonçalves.

“Consumo de Whey Protein por Praticantes de Exercícios Físicos em Academias da Região Metropolitana do Recife – PE” é o título do outro trabalho aprovado no Congresso e foi elaborador pelos estudantes Raynan José Sousa da Silva, Josivando Silva da França, Renata Valéria de Deus Silva, Anderson Reis da Silva, Bruna Fernanda Silva. O Whey Protein é um nome comercial da proteína derivada do soro do leite extraído durante o processo de fabricação do queijo. Esse soro do leite é processado para que sejam separadas as proteínas que formam o Whey Protein que possui altas altas quantidades de aminoácidos essenciais que no organismo tem o papel de estimular o ganho de massa muscular.

Enquanto isso, o Assessor de Projetos Educacionais e Professor da Asces, Wallacy Feitosa, ministrará a palestra: "Associação Brasileira de Ensino da Educação Física para a Saúde (ABENEFS): próximos passos”. A ABENEFS é uma Entidade nacional que tem como missão contribuir para a integralidade do ensino da saúde na formação inicial e continuada de bacharéis em Educação Física no Brasil.

Saiba mais sobre o IX Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde no link www.cbafs.org.br.