Os integrantes do Grupo de Extensão “Núcleo da Efetividade Processual” visitaram a cidade de Riacho das Almas, no Agreste, para realizarem atendimentos à comunidade na Escola Municipal Mário da Mota Limeira. Cerca de 100 pessoas foram atendidas gratuitamente na localidade com a participação de professores e alunos da Faculdade Asces. O projeto tem como intuito promover a Integração Sistema Judiciário – Escola. Com este foco, o projeto apresenta não só um perfil jurídico, mas é atividade de impacto social, proporcionando, uma articulação entre a sala de aula e a sociedade. Para o público atendido, são repassadas informações sobre o acesso à justiça e à efetividade na prestação jurisdicional.

Coordenado pelos professores Luiz Gustavo Melo e a Roberta Cruz da Silva, o grupo tem como norte uma preocupação constante entre os operadores técnicos do Direito e a comunidade acadêmica: a questão da efetividade processual. “Interessante se mostra a possibilidade de colaborar, com ações, para reverter o quadro crítico quanto ao acesso à justiça e à efetividade na prestação jurisdicional, que envolvem o Poder Judiciário, Defensoria Pública e Ministério Público -Sistema Judiciário-, concentrando esta atividade na cidade de Caruaru, mas também expandindo a atuação do Grupo para cidades próximas, como Riacho das Almas”, afirma Melo.

“Este Projeto de Extensão, objetiva não apenas que os acadêmicos realizem atividades de capacitação junto à estrutura judiciária -Ministério Público e Defensoria Pública-, mas que utilizem os conhecimentos adquiridos nas aulas, nas atividades complementares, de pesquisa e extensão, contribuindo para a concreção do Princípio da Eficiência na prestação jurisdicional, para que haja uma efetiva melhora na qualidade das atividades realizadas nessas Instituições e que nossos estudantes sejam os propulsores desta mudança de paradigmas”, observa Roberta Cruz.

Antes da visita à comunidade, é feita a capacitação dos alunos para a integração dos conhecimentos teóricos e práticos, e depois é iniciada a fase de esclarecimento, junto à comunidade, dos meios mais adequados para obter acesso à Justiça e ao Judiciário, como ocorreu no último dia 26/10, em Riacho das Almas. Na ocasião, 12 integrantes do Grupo de Extensão, todos acadêmicos do Curso de Direito da ASCES, do 4° ao 10° períodos realizaram esclarecimentos à, aproximadamente, 100 pessoas, entre estudantes e professores do Município mencionado.

Integraram a atividade, os acadêmicos: Ana Carolina de B. Marques, Mayara Maciel N. Feliciano, Monique Gabriela B. dos Santos Alves, Raquel Borges Cordeiro (4° período); Cintia Kelly M. da Silva, Mônica Gomes dos Santos (6° período); Danielly de Oliveira Barros, Jacyneide Mary de Melo, José Claudio O. Mergulhão Júnior, Larissa Gabriela S. Bezerra (7° período) Polyana Luiza V. de Souza (9° período), Émerson Eric S. da Silva (10° período).

“Gostaríamos de destacar a dedicação dos nossos estudantes e seu comprometimento em traduzir para o campo operativo os conhecimentos que a nossa Instituição produz”, destacam os coordenadores do Grupo de Extensão.