A primeira edição do Simpósio de Licenciatura em Educação Física traz como tema: “Conteúdo e Método da Educação Física escolar: contribuições da pedagogia histórico-crítica e da metodologia crítico-superadora”. O assunto foi tratado na tese de doutorado da professora Ana Rita Lorenzini, submetido à Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia.

A tese analisa o trabalho pedagógico, através do trato com o conhecimento da ginástica em aulas de Educação Física, demonstrando que o par dialético conteúdo e método modula a elevação do pensamento teórico dos estudantes quando fundamentado na Pedagogia Histórico-Crítica e na Metodologia Crítico-superadora.

Segundo a pesquisadora, a investigação trouxe uma discussão teórica que perpassou, entre outras questões, pela revisão da literatura que buscou entender a evolução, os conflitos, as contradições e as características dos fenômenos investigados, a partir de problemáticas referentes à práxis pedagógica tratando da ginástica na cultura corporal.

“Os resultados explicaram que a teoria pedagógica é uma reflexão essencial sobre o trabalho pedagógico mediante categorias e conceitos articuladores da prática pedagógica em geral e das disciplinas que tratam de conteúdos específicos, orientando o processo de ensino-aprendizagem, num movimento específico condicionado pelo projeto histórico”, relatou.

A função social da escola promove o domínio do conhecimento sistematizado e o objeto do currículo visa garantir a capacidade teórica. No documento, o par dialético conteúdo e método é modulador por dinamizar e concretizar o processo de ensino-aprendizagem elevando o pensamento teórico dos aprendizes ao direcionar o trato com o conhecimento em sua particularidade epistemológica e ontológica.

Concluiu-se que, sem teoria do conhecimento, educacional, pedagógica não tem como avançar na teoria da educação física. A teoria pedagógica é construída por categorias da prática existindo nela elementos moduladores para as transformações das aulas. A investigação gerou uma proposição de trato com a ginástica produzindo uma nova síntese em prol da Teoria Pedagógica em construção no campo da Cultura Corporal. 

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