Dados do Ministério da Saúde (MS) apontam que quatro entre cinco mortes de adultos com idade de 18 a 30 anos, são de homens. Seja por causas externas, como acidentes de trânsito e violência ou por falta de cuidados com a saúde, os números são expressivos e preocupam autoridades.

De olho nas estatísticas, foi estabelecido o “Agosto Azul” em alguns Estados brasileiros. A campanha visa à realização de atividades que incentivem a prevenção e promoção dos cuidados com a saúde masculina. A proposta é promover uma mudança de comportamento neste público, para que passe a frequentar de forma mais usual os consultórios médicos para a realização de exames que possam detectar doenças como diabetes, hipertensão, hepatite, aids, entre outras.

A iniciativa, que teve início no Estado do Paraná, se espalhou por diversos estados brasileiros, incluindo Pernambuco. Em Recife, acontece hoje (20/08), na AABB, o debate “Papo de Homem – conversa com cadastrados na Estratégia de Saúde da Família”.

Você sabia que os homens:
– Praticam atividade física com menor regularidade;
– Muitas vezes acham que não vão adoecer, por isso não se cuidam;
– Geralmente têm medo de descobrir doenças;
– Não procuram regularmente os serviços de saúde e quando procuram, na maioria das vezes, não seguem os tratamentos recomendados;
– Estão mais expostos aos acidentes de trânsito e de trabalho (ocupam profissões de maior risco como eletricista, bombeiro, motorista e em áreas da construção civil, por exemplo);
– Utilizam álcool e outras drogas em maior quantidade;
– Estão envolvidos na maioria das situações de violência;
– Vivem em média sete anos a menos que as mulheres.
Fonte: Ministério da Saúde.

Dicas de Saúde para os Homens

– Autoexame dos testículos deve ser mensal
Prática pode evitar o aparecimento de câncer de testículo e deve ser realizada entre os 15 e 35 anos, após o banho, com o objetivo de detectar nódulos, ou a presença de varizes testiculares.

– O exame físico da próstata passa a ser obrigatório após os 40 anos
O câncer de próstata é o mais comum entre os homens e está entre as doenças que mais os matam. A patologia pode ser evitada (e o tratamento será menos invasivo) se o paciente realizar o check-up anual que inclui, também, coleta de sangue.

– Tabagismo é um grande vilão
A fumaça do cigarro contêm muitas substâncias químicas que são absorvidas e eliminadas pelo organismo pela urina, o que aumenta o risco de desenvolvimento de tumores na bexiga. Além disso, o cigarro “entope” os vasos sanguíneos.

– Prevenção ajuda a viver mais e melhor
Não deixe de usar preservativo nas relações sexuais e de fazer os exames preventivos.

Com informações do site http://www.saopaulo.sp.gov.br/.