Cientistas sugerem que duas refeições diárias à base de tomate podem ajudar na prevenção contra os efeitos maléficos do sol. A pesquisa realizada na Universidade de Manchester e Newcastle realizou a experiência com dez voluntários que, durante três meses, consumiram diariamente 55 gramas de massa de tomate misturadas a 10 gramas de azeite, enquanto outros dez participantes tomaram apenas as 10 gramas de azeite.

Ao fim do tempo previsto, foram realizados exames de pele nos participantes e foi constatado que os que haviam comido a massa de tomate tiveram a proteção contra os raios solares ultra-violeta aumentada em 33%, além de maiores níveis de procolágeno.

Uma das recomendações feitas pelos especialistas é que a proteção oferecida pelo tomate contra os raios ultra-violeta deve ser encarada como uma "ferramenta a mais" contra os efeitos do sol e não como um substituto do protetor solar.

O procolágeno é uma molécula que dá estrutura à pele e a mantém firme, ajudando na prevenção contra rugas. A pesquisa sobre os benefícios de uma alimentação à base de tomate foi apresentada na Sociedade Britânica de Dermatologia Investigativa.