Um trabalho desenvolvido por egressas da Faculdade Asces juntamente com um docente da Instituição foi publicado na revista “Dor” indexada no Scielo, uma espécie de biblioteca digital que reúne uma coleção de revistas e artigos científicos. “Dor durante o atendimento odontológico em unidades de saúde da família do município de Caruaru-PE” foi produzido por Glissia Gisselle Alves, Gerlane Caitano de Souza e pelo professor Etenildo Dantas, a princípio para o projeto INICIA, da faculdade.

O artigo, que foi divulgado na edição trimestral de abril a junho, teve como objetivo foi investigar a percepção de dor dos pacientes odontológicos em Unidades de Saúde da Família da cidade, uma vez que este incômodo pode retardar ou impedir a ida das pessoas ao dentista.

Para o seu desenvolvimento, foram coletados dados sociodemográficos e o histórico de atendimentos de 312 pacientes por meio de entrevista pessoal. A mensuração da intensidade da dor foi obtida por meio da escala numérica de 21 pontos, em que o próprio paciente assinalava o número que correspondesse à dor percebida durante o atendimento.

A presença de dor durante o tratamento totalizou 22,1% da amostra e foi mais frequente em pacientes mais jovens. A média de intensidade de dor percebida foi de 4,1 e foi estatisticamente maior em pacientes que costumam procurar o dentista apenas quando sentem dor. A conclusão alcançada pelo grupo foi que a dor durante o atendimento em USFC ocorreu com menor frequencia que em outros estudos, porém com maior intensidade.