A Faculdade Asces, através de estudantes e docente do curso de Direito, marcará presença no 7º Encontro Internacional das Águas, que acontece de 15 a 17 de maio na Unicap – Recife, e que tem como tema “Gestão de Água: água, meio-ambiente e saúde”. Na ocasião, serão apresentados dois trabalhos científicos que foram aprovados pela comissão do evento e que ligam a temática ao campo de estudo da área de Direito.

Um deles é o trabalho “Viabilidade jurídica da captação e armazenamento de águas pluviais”, das estudantes do 8º período, Edmilsa da Silva, Marcionila Cavalcanti, Andresa dos Santos Silva e do professor da disciplina de Meio Ambiente e Proteção Ambiental, Leonardo Brasil. Além deste, foi aprovado também o trabalho “Gestão da água em situações de escassez no semiárido brasileiro”, de autoria única do docente.

Os mesmos comporão posteriormente o capítulo de um livro de nome ainda não definido, que contém os estudos propostos no evento e será regularizado pelo International Standard Book Number (ISBN), sistema que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país e a editora, individualizando-os inclusive por edição.

É importante destacar que o trabalho produzido em conjunto tem as estudantes como principais produtoras e o professor somente como co-autor. A discente Edmilsa da Silva, autora, está em regime especial devido à gravidez e iniciou o desenvolvimento da pesquisa para a obtenção da nota do regime. A atividade foi complementada para a submissão do trabalho, que em breve será publicado. O objetivo do mesmo é analisar as alternativas à rede de distribuição de água mais usada no Brasil para determinar qual teria mais viabilidade jurídica.

O Encontro Internacional das Águas é um espaço para o debate a respeito do uso consciente do líquido, e que busca solução para os problemas encontrados hoje em termos da relação entre o homem e a água e da sustentabilidade. O professor Leonardo comentou sobre a participação da Asces no evento “se destaca a divulgação da Instituição em eventos científicos, até porque o trabalho será apresentado na modalidade Painel”, afirma.