O cirurgião-dentista Ariel Apelbaum, implantodontista do Rio de Janeiro, em parceria com o CD Marcelo Silveira, afirma ter perdido 45 kg, passando dos 120 aos 75 kg em menos de dois anos, usando o aparelho intra-oral para redução de peso.

O aparelho de Apelbaum é semelhante aos móveis usados em tratamentos ortodônticos, normalmente por crianças. Trata-se de uma placa de resina que se encaixa no céu da boca do paciente.

Semelhante a uma dentadura, mas sem dentes, o aparelho deve ser colocado na boca 20 minutos antes das refeições. Desse modo, ele faz com que o corpo inicie a digestão antes mesmo que o paciente comece a comer. Isso ocorre porque a salivação e a deglutição intensas provocadas pela sua presença fazem com que o cérebro se ‘engane’ e entenda que a digestão já começou, explica Apelbaum.

Além disso, o aparelho, que também deve ser usado durante a refeição, dificulta a deglutição, o que preveniria que o paciente comesse rápido. De acordo com o CD, o aparelho ajuda no emagrecimento também porque ele cobre as papilas gustativas do céu da boca, reduzindo o sabor de determinados alimentos, fazendo, portanto, com que o paciente perca um pouco a vontade de comer.

O CD já inventou outros artefatos e planeja fazer agora o aparelho intra-oral numa versão para crianças obesas, à base de jujuba.

Com informações do Portal de Notícias G1.