Os cursos de Direito, Administração Pública e Serviço Social juntamente com o Núcleo de Cultura e de Extensão se uniram para desenvolver o Projeto Cinecidadania, que pretende provocar discussões levantando questões de cidadania a grupos desassistidos pelo poder público.

“O Cinema é um instrumento precioso de reflexão e em cima das temáticas que pretendemos levar iremos provocar discussões para entender as necessidades desses grupos e trabalhar soluções para tentar resolver seus problemas. Além de oportunizar o acesso à cultura do Cinema”, ressaltou a professora Wanda Medeiros, uma das coordenadoras do projeto.

O projeto pretende levar as sessões de Cinema uma vez por mês com temas do dia a dia daquele grupo, que serão divididos em polos e através dos docentes, estudantes e um representante da sociedade envolvido com a temática do filme incentivar os debates e descobrir as demandas que eles precisão e as suas especificidades, para gerar documentos que serão encaminhados ao poder público com sugestões de melhorias.

A professora Wanda ainda comentou que a intensão é expandir o projeto para grupos da terceira idade, hospitais e instituições de abrigo. O projeto terá início em maio e já tem três polos de atuação.

Polo 1 – Jovens do Centro Maria Mãe de Misericórdia da Congregação Marista, no Bairro São João da Escócia.

Polo 2 – Adolescentes da FUNASE, onde será trabalhada a autoestima e a superação.

Polo 3 – Reeducandos da Penitenciária Juiz Plácido de Souza.