O Sesc Caruaru recebe a mostra Itinerante Lixo é Quase Nada, evento realizado pela coordenação nacional do serviço e que conta com o apoio local de Entidades como a Faculdade Asces. Durante as atividades locais, que ocorrerão até o dia 30 deste mês, a equipe de 15 professores e estudantes da Faculdade Asces estarão no apoio como monitores da projeto.

A Asces está sendo representada pelo programa Asces Sustentável que congrega atividades práticas de extensão universitária envolvendo os cursos de Engenharia Ambiental, Enfermagem, Biomedicina e Farmácia. O professor Agenor Jácome ministrou palestra na conferência de abertura sobre tema da preservação ambiental e as questões ligadas ao programa, que compreende uma série de esforços institucionais para a promoção do tema junto às comunidades acadêmicas e externas, desde ações de concientização com os mais diferentes perfis de públicos.

O projeto Sesc Ciência traz à tona questões ligadas à temática do lixo e a reciclagem através desta nova mostra itinerante Lixo é Quase Nada. A exposição iniciou o seu passeio pelo Brasil no mês de abril e agora chega à Caruaru. Os Sesc na Paraíba, em Pernambuco, no Distrito Federal, no Pantanal, em Mato Grosso do Sul, no Paraná e no Rio Grande do Sul recebem a mostra.

A ideia é demonstrar, por meio de painéis, o amplo ciclo de formação e descarte do lixo: produção, destinação, tipos de resíduos e tratamentos. E ainda comprovar que, a partir do reuso e da reciclagem, é possível reduzir a quantidade de resíduos que jogamos fora todos os dias. Segundo a assessora técnica da Gerência de Educação e Ação Social do Departamento Nacional do Sesc, Cleire Beraldo, “o lixo é algo que faz parte da vida social do homem e é um assunto que precisa ser debatido, já que envolve aspectos como o consumo e o meio ambiente”. Somente no Brasil são gerados mais de 61 milhões de toneladas de resíduos por ano.

A própria exposição foi produzida com materiais 100% recicláveis e reciclados, e toda a iluminação é com lâmpadas LED, que consomem menos energia. Para realmente sensibilizar o público visitante, a mostra contará, também, com instalações e atividades interativas. “Quem quiser, poderá participar de uma brincadeira interessante: a pessoa diz a idade e uma espécie de calculadora vai computar a quantidade de lixo já produzida em todo o seu tempo de vida”, explica Claire, que em seu trabalho conta com o apoio de outro assessor técnico, Andres Sebilia.

Serviço:
Lixo é Quase Nada (Mostra itinerante)
Sesc Caruaru
Programação – Palestras, painéis e exposições
Acesso gratuito
Período – Até 30 de maio

Horários – 8h às 12h, das 14h às 18h e das 19h às 22h.

Texto com informações da Assessoria de Comunição do SESC, por meio do site www.sesc.com.br