A Faculdade Asces, através de seu Núcleo de Assuntos Internacionais, abre processo seletivo para os estudantes que desejam participar da 18° edição da Competição de Julgamento Simulado do Sistema Interamericano de Direitos Humanos, que acontecerá em Washington D.C. (Estados Unidos), de 19 a 24 de maio de 2013. A seleção é voltada para estudantes de qualquer período de Direito da Asces, e disponibiliza 02 (duas) vagas. A inscrição é individual e gratuita.

A aprovação compreende estadia em alojamento universitário e taxas de matrícula e participação no evento. Ficarão por conta os discentes classificados as despesas referentes aos valores da passagem aérea Recife-Washington-Recife, deslocamento interno, alimentação e demais gastos extraordinários. Também é de sua exclusiva responsabilidade a obtenção do visto consular correspondente para o ingresso legal em território americano.

A classificação será definida pela análise de uma peça escrita de defesa sobre o caso concreto, objeto do concurso da edição 2013. O documento está disponível, em português aqui, e versa sobre um hipotético caso de violação de direitos humanos. A avaliação será feita pelo professor da cadeira referente no curso de Direito, Prof. Ademario Tavares, de acordo com as regras do ordenamento jurídico citado no texto do caso. Toda análise deverá basear-se exclusivamente na jurisprudência da Corte Interamericana de Direitos Humanos, no texto da Convenção Interamericana dos Direitos Humanos e demais acordos e tratados internacionais sobre o tema.

A peça deverá ser entregue digitada, em duas vias, no Núcleo de Assuntos Internacionais, no horário das 08:00 às 12:00, de segunda a sexta-feira, no edifício sede da Faculdade Asces, com identificação clara do proponente, com nome completo, período, turno e número de matrícula. Após a divulgação do resultado, os selecionados terão até 05 (cinco) dias para confirmar sua ida. Deverão também iniciar imediatamente os trâmites de requerimento de visto consular perante o consulado dos EUA, estando dispensados os que já tenham visto válido para o período de realização do evento. Mais informações no edital.