Os docentes da Faculdade Asces Wallacy Feitosa e Rafael Tassitano comemoram mais uma conquista profissional. O artigo “Prevalência e fatores associados ao consumo de frutas, legumes e verduras entre adolescentes de escolas públicas de Caruaru, PE”, produzido pelos professores em parceria com pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas e Universidade Federal de Santa Catarina, foi aprovado para publicação na revista científica Scielo.

Os resultados do estudo transversal de base escolar mostraram que, dos 600 adolescentes entrevistados, 10% informaram não consumir frutas e 30,7% não consomem legumes/verduras. A prevalência de consumo diário de frutas foi 32,9% e de legumes/ verduras 29%. Apenas 6,5% dos adolescentes consomem ambos os alimentos diariamente. Somente o consumo diário de legumes/verduras apresentou diferença segundo sexo (maior nas meninas). O consumo diário de frutas foi 63% maior entre residentes da zona urbana.

Também se pôde notar que o fato de não ingerir de álcool esteve associado com a maior deglutição de frutas, mas não com a de legumes/verduras. O consumo diário de frutas e legumes/verduras (FLV) foi 2,4 vezes maior entre adolescentes que consomem arroz e feijão diariamente. Assim, concluiu-se que a ingestão diária de FLV entre adolescentes caruaruenses é inferior ao recomendado, estando associado ao sexo, zona de residência, consumo de álcool e de arroz e feijão.

Os professores da Asces estão muito felizes com a publicação, pois, como destaca Wallacy Feitosa “a Revista Scielo é uma das mais importantes na área da saúde pública/saúde coletiva”. Ela é chancelada pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e os autores de trabalhos publicados são geralmente ligados a pós-graduação.