O segundo dia do XXII Congresso de Direito teve uma vasta programação. Durante a manhã, pesquisas científicas foram apresentadas nos grupos de trabalho, fomentando o conhecimento bibliográfico nos eixos explorados pelo evento. 

Já na parte da tarde, os congressistas puderam acompanhar dois painéis. O primeiro deles teve o tema “Representatividade das mulheres nas eleições” e contou com a participação das painelistas Maria Stephany dos Santos (ABRADEP), Profª Anne Cabral (OAB-PE/ABRADEP), Dra.Cristina Buarque (Fundaj) e a psicóloga Anamaria Carneiro. Elas foram mediadas pela professora Elba Ravane, e partilharam reflexões sobre os desafios e avanços da presença da mulher eleitoralmente. 

O segundo painel da tarde abordou o tema “Justiça, Eleições e Democracia”, explorando as nuances da fragilidade democrática em alguns países durante a história e a contribuição da justiça como mecanismo intermediário da democracia. O tema foi debatido entre o presidente da OAB Caruaru, Fernando Santos Jr, pelo Prof. Dr. Bruno Galindo (UFPE), Prof. Dr. Glauco Salomão. 

A noite foi reservada para mais dois painéis O primeiro deles tratou sobre o tema “Eleições 2022: pré-campanha e propaganda eleitoral antecipada” e teve a contribuição dos professores e advogados Allisson Lucena e Bernardo Barbosa Filho, mediados pelo Prof. Dr. Pablo Bismark (ABRADEP).  

O dia de atividades ainda teve o painel “Federações Partidárias”, com os painelistas Profª. Dra. Marina Morais (ABRADEP), Delmiro Dantas Campos Neto (ABRADEP), e Prof. Esp. Marcelo Cumaru (ABRADEP), e foi finalizado pelo painel Eleições em perspectiva comparada com a presença do Prof. Dr. Leon Victor de Queiroz Barbosa (UFPE), do Esp. Antonio Ribeiro Júnior (ABRADEP), mediados pelo Prof. Dr. Fernando Gomes de Andrade.