Os farmacêuticos que desejam ingressar na Força Aérea Brasileira (FAB) como oficial de carreira podem se inscrever para o Exame de Admissão ao Curso de Adaptação de Farmacêuticos (CAFAR), no período de 8 de abril a 12 de maio. O edital e o formulário para inscrição estão disponíveis no site www.ciaar.com.br. As vagas são destinadas aos profissionais de ambos os sexos, que possuem título de especialista em farmácia bioquímica, farmácia hospitalar e farmácia industrial.

O processo seletivo é composto por prova teórica de língua portuguesa e de conhecimentos especializados, prova prático-oral, teste físico e exames de saúde e psicológico. As provas escritas serão aplicadas no dia 19 de junho nas cidades de Belém, Recife, Salvador, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo, Campo Grande, Porto Alegre, Curitiba, Brasília e Manaus.

A remuneração para o profissional em início de carreira é em torno de R$ 6 mil, sendo que o farmacêutico pode chegar ao posto de coronel. A FAB ainda oferece outros benefícios como assistência médica e odontológica, carga horária reduzida e aposentadoria integral.

Para grande parte dos farmacêuticos que atuam na FAB, a possibilidade de servir à pátria e de ter estabilidade profissional são grandes atrativos da carreira. A Tenente-Farmacêutica Isabelle Medeiros Bezerra ressalta que a estabilidade profissional e a possibilidade de atuar na área de pesquisa foram os fatores que mais a motivaram a ingressar no Quadro de Oficias Farmacêuticos da Aeronáutica. "O que despertou meu interesse foi a existência do plano de carreira para os militares e a estabilidade, bem como a admiração que sempre tive pela Força Aérea", afirma a oficial. A Tenente Isabelle teve oportunidade de conhecer mais de perto a missão da Força Aérea antes de iniciar o CAFAR. Ela serviu como oficial convocada e garante que a possibilidade de interagir de forma multidisciplinar e multiprofissional dentro das unidades de saúde da Força Aérea contribuiu decisivamente tanto para seu crescimento profissional quanto pessoal. "A instituição em si e tudo o que ela oferece serviram de motivação para a minha escolha. Aliando o conhecimento com o militarismo quero poder fazer cursos que a FAB venha a oferecer e, no anseio de sempre ajudar a quem precisa, disse."

O Sistema de Saúde da Aeronáutica é estruturado por regiões e busca proporcionar a adequada assistência médico-odontológica aos militares (ativos e inativos) e aos seus dependentes. Além de proporcionar esses atendimentos, os profissionais de saúde da FAB também participam de missões humanitárias, como a que ocorreu após o terremoto que devastou o Haiti, no início de 2010.

Curso de Formação para farmacêuticos

Em caso de aprovação no concurso, o candidato fará o Curso de Adaptação Militar no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), em Belo Horizonte, com duração de 18 semanas. O curso visa proporcionar aos profissionais, conhecimento sobre a estrutura e o funcionamento do Serviço de Saúde da Aeronáutica, bem como sobre os procedimentos de rotina do oficial nos vários setores de acordo com a sua área de atuação. Entre as instruções ministradas estão: armamento, munição e tiro, atividades de campanha, conceitos de chefia e liderança, comunicação oral, o funcionamento do sistema de saúde na Aeronáutica, a legislação militar e segurança de voo. Após o curso, o médico será nomeado Primeiro-Tenente, sendo designado para servir em Organização Militar da localidade escolhida no ato da inscrição, respeitando a sua classificação no concurso.    

Fonte: Comando da Aeronáutica / Assessoria de Imprensa