Nesta quarta-feira (17) foi realizado o Dia Asces de Conscientização à Prevenção do Câncer de Colo Uterino, no Campus Universitário Tabosa de Almeida. No período da manhã e da tarde, estudantes dos cursos de Biomedicina e Farmácia deram informações sobre a doença para outros estudantes, além de funcionários da Instituição e membros da comunidade. Também foi realizada uma peça teatral com o objetivo de conscientizar os presentes.

A ação foi promovida pelo projeto de extensão "Prevenção do Câncer de Colo Uterino" e atendeu a cerca de 300 pessoas. Funcionária da Asces, Silene Santos aprovou a ação, e conta que gostou da encenação “eles expressaram de forma simples, que deu pra entender. Com o teatro, não fica formal, a gente se diverte e entende a informação”.

Os estudantes que participaram da atividade também aprovaram a iniciativa, como conta a acadêmica do 6º período de Biomedicina, Hylmayara Carneiro “é uma ação que mostra a importância da realização do exame Papanicolau na tentativa de detectar possíveis lesões no início, para que não evoluam para um câncer. É um exame de fácil acesso, simples, barato.” A discente comenta ainda sobre o que mais lhe agradou no evento “poder conscientizar as pessoas a respeito da importância do exame, mostrar como é feita a coleta, as possibilidades de infecções que são detectadas através dela (bactérias fungos, vírus) e falar do combate ao câncer”.

A ação encaminhou ainda algumas das interessadas para o Laboratório Escola de Análises Clínicas da Faculdade Asces, que realiza o exame com o custo de apenas R$ 10,00. Os exames são feitos com marcação prévia através do telefone (81) 3721-2155.