O recém graduado do curso de Direito, André Martins de Oliveira, teve seu artigo selecionado para ser apresentado no III Seminário Internacional da Rede Universitária para o Estudo da Fraternidade (RUEF), que será realizado de 25 a 27 de agosto de 2010, na Universidade Nacional de Tucumán, na Argentina, cujo tema é: “Fraternidade e Conflitos”. Os professores Alexandre Costa (Faculdade Asces) e Ana Maria de Barros (UFPE) também foram selecionados para apresentarem trabalho.

André Martins de Oliveira foi anunciado pela organização geral do Seminário como um dos três autores com Distinções Fraternitas 2010, ou seja, com destaque em meio aos inúmeros inscritos. O artigo de André Martins foi fruto das pesquisas realizadas para o seu TTC na formação do curso de Direito da Instituição, com o título: “A Responsabilidade dos Participantes e os Custos dos Direitos numa Perspectiva Fraterna”, André vai participar com diversos autores da América do Sul.

“Isso mostra o esforço e o trabalho realizado nestes cinco anos de Faculdade que acabou por ser o êxito dessa dedicação e uma grande conquista para minha vida profissional. Também legitima a Faculdade Asces como um centro de pesquisa e estudos no interior de Pernambuco”, relata André Martins.

O Seminário é destinado a docentes, pesquisadores e estudantes interessados na temática proposta e tem como finalidade principal promover uma experiência formativa e interativa em âmbito acadêmico.

A RUEF tem hoje atuação mundial e um dos seus inspiradores é o professor italiano Antonio Maria Baggio, da Universidade de Sophia na Itália. Conhecida como o “Princípio Esquecido”, a fraternidade deve torna-se um valor presente na vida humana, essencial à superação das injustiças e à busca da felicidade.

O grupo vem estudando a fraternidade como conceito político e se expandindo pela América Latina. Na Faculdade Asces, há quatro anos foi criado um grupo de pesquisas da fraternidade que se integrou a RUEF.