O Conselho Regional de Farmácia do Estado de Pernambuco (CRF-PE) nomeou a I Comissão de Ensino do CRF-PE, a cerimônia ocorreu no início do mês de outubro na sede do Conselho em Recife.

O presidente da comissão é o Dr. Demosthenes Marques C. da Silva que terá como membros a coordenadora do curso de Farmácia da Faculdade Asces, Dra. Ana Catarina Simonetti, a Dra. Flávia Patrícia Moraes de Medeiros, a Dra. Karina Perrelli Randau e a Dra. Maria do Socorro de Mendonça Cavalvanti. A comissão terá a finalidade de auxiliar a Associação Brasileira de Ensino Farmacêutico e Bioquímico, fundada desde 1965, na cidade do Rio de Janeiro, pela Professora Maria Aparecida Pouchet Campos, sua primeira presidente, com a finalidade de defender os interesses do Ensino Farmacêutico no Brasil que, naquela época, estava à mercê dos órgãos governamentais.

A formulação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino de Graduação em Farmácia, aprovada e publicada em 2002, contou com intensa participação e apoio da Associação Brasileira de Ensino Farmacêutico e Bioquímico (Abenfarbio), concretizando uma das metas da associação desde 1969. Com a formação farmacêutica única e generalista, cria-se um ambiente propício para agregar e integrar os profissionais de ensino farmacêutico no Brasil. Esta nova formação farmacêutica oportunizou a reintegração dos docentes das diversas áreas de atuação profissional, o que fortalece as ações da Abenfarbio.

O Curso de Farmácia da Faculdade Asces, contempla essas diretrizes curriculares nacionais, aprovadas desde 2002 e terá participação ativa na comissão representativa no Estado. “É algo engrandecedor na minha atuação como coordenadora de curso, pois posso contribuir para a mesma através de minhas experiências acadêmicas cotidianas, assim como será uma fonte de aprendizagem para melhor contribuir para o ensino de excelência nas ciências farmacêuticas, em nossa Instituição”, relata a coordenadora do curso de Farmácia da Asces, Ana Catarina Simonetti.

Já representando a Comissão de Ensino e a Faculdade Asces a professora, Ana Catarina Simonetti, estará participando do VIII Encontro Nacional de Coordenadores e Docentes de Curso de Farmácia que acontecerá no período de 17 a 19 de outubro, no Hotel Nacional, em Brasília, DF.