O docente dos cursos de Direito, Relações Internacionais e Administração Pública da Asces, Vanuccio Pimentel, teve seu trabalho de doutorado selecionado no I Concurso BNB/ANPOCS de Bolsas de Mestrado e Doutorado em Ciências Sociais – Cleantho de Paiva Leite, patrocinado pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais – ANPOCS.

O concurso selecionou dois trabalhos de mestrados e dois de doutorados e entre eles o do professor Pimentel, cujo tema: “A primazia dos Clãs: A família na Política Nordestina.”, orientado por Flávio da Cunha Rezende, fala sobre federalismo e comportamento eleitoral no Brasil apontando a presença de famílias tradicionais na política brasileira como um anacronismo do sistema fadado a desaparecer pela modernização e pela competição eleitoral. No entanto, o trabalho aponta para outra direção e sugere que a presença de famílias políticas tradicionais no Brasil tem sido subestimada. No novo cenário democrático, as famílias tradicionais têm sido substituídas por clãs políticos, que se configuram como organizações informais que se alimentam da formalidade do processo político produzindo o controle familiar da administração pública de forma mais eficiente.

Vanuccio comentou sobre o reconhecimento do seu trabalho com a conquista do prêmio, “o resultado é muito importante para mim pelo reconhecimento da relevância da minha tese de doutorado em Ciência Política. Essa tese tem sido gerada há dois anos e a previsão de defesa é no próximo ano”.

O professor relembra que esse resultado é fruto de um investimento que a Faculdade Asces fez em 2010, ano em que começou o doutorado, no projeto de pesquisa coordenado por ele, intitulado: "Qualidade da Democracia e Política Comparada". “Neste projeto de pesquisa surgiram as discussões e as principais ideias que baseiam esta tese que agora foi nacionalmente premiada, fico muito feliz”, conclui.

A ANPOCS tem como missão promover o ensino, a pesquisa e a divulgação de conhecimento científico nacional na área das Ciências Sociais, articulando através de um papel de representação, liderança e apoio à consolidação institucional, a produção da comunidade acadêmica brasileira com a agenda de questões em debate na sociedade brasileira.

HISTÓRICO:

A ANPOCS é uma entidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, criada em 1977, que atua na representação e aglutinação dos centros de pesquisa e programas de pós-graduação que atuam no campo das ciências sociais no Brasil. Conta com a filiação de centros e programas de pós-graduação que têm na antropologia, na ciência política e na sociologia seu campo de atuação. As atividades da Associação incluem a realização do Encontro Anual; de concursos de teses, obras científicas e projetos de pesquisa; de reuniões periódicas da Diretoria e dos Comitês e Comissões Assessores; do espaço para atuação de Grupos de Trabalho, que possuem temáticas diversificadas e de indiscutível relevância científica; além das Publicações: 02 revistas (RBCS e BIB), o ANPOCS on-line (boletim informativo quinzenal que circula somente em versão eletrônica) e a publicação em livro de teses e dissertações publicações fruto de projetos e parcerias específicas. Diferentemente de outras associações científicas, a ANPOCS filia sócios institucionais, e não pesquisadores individuais.