Na véspera do Dia Mundial de Luta Contra a Aids (1º de dezembro), entidades ligadas à luta contra a doença realizaram, em vários estados, atos contra os índices da mortalidade entre as pessoas infectadas pelo vírus HIV. De acordo com o diretor do Fórum de ONG Aids do Estado de São Paulo, Rodrigo Pinheiro, no ano passado ocorreram 11 mil mortes no país em decorrência da aids, das quais 3,2 mil no estado de São Paulo. Para ele, os números estão relacionados ao diagnóstico tardio da doença.

Em Pernambuco, a Articulação AIDS em Pernambuco tentará entregar ao governador uma carta-diagnóstico sobre a situação de prevenção às DSTs/AIDS e atendimento às pessoas vivendo com HIV no Estado. Segundo o documento, faltam leitos para pessoas que vivem com HIV/AIDS, faltam medicamentos e o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) não foi implementado nos municípios de Salgueiro e Palmares.

Na próxima segunda-feira, dia 03, acontecerá no auditório do Sindicato dos Bancários, na Boa Vista, o seminário "A defesa do SUS no Dia Mundial de Luta contra a AIDS".

De acordo com os dados do Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde de Pernambuco (outubro/2007), o Estado possui 11.246 casos de AIDS registrados. A secretaria informa que 110 pessoas morreram este ano em decorrência da Aids. No entanto, este número também é subnotificado. "Geralmente, os hospitais registram apenas como causa da morte as doenças oportunistas (tuberculose, hepatite, toxoplasmose, etc.", avalia Wladimir Cardoso, coordenador do GTP + e da Articulação AIDS em Pernambuco.