No período de 29 de julho a 01 de agosto foi realizado, na cidade do Rio de Janeiro, o VI Seminário Internacional de Atenção Básica. O Seminário apresentou como tema deste ano “Atenção Básica: Universalização com Qualidade” e contou com cerca de 1.500 participantes. Entre os palestrantes estavam não só brasileiros, mas representantes de diversos países como Portugal, Espanha, Canadá, Uruguai, Argentina, Chile e Reino Unido.

O professor de Odontologia da Asces, Leógenes Maia, participou do evento onde apresentou uma palestra com o tema “Realidade e desafios da integração ensino-serviço”, em que foi relatada a experiência exitosa do curso no qual leciona, destacando o funcionamento do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

O docente aponta a importância de um representante do curso de Odontologia da Asces em um acontecimento deste porte “a oportunidade de compartilhar experiências na organização dos serviços de saúde com foco na ampliação e melhoria da qualidade da atenção básica, demonstrando o comprometimento da Instituição com uma formação pautada na responsabilidade social é bastante relevante”, destaca.

O evento tem como objetivo promover o debate entre gestores, administradores de serviços de saúde e pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Viabiliza também o intercâmbio de experiências e práticas de gestão, cuidado da participação popular desenvolvidos na Atenção Básica no Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil e a experiência de Sistemas de Saúde de outros países como a Espanha, Portugal e Inglaterra.

Sobre a Atenção Básica

Trata-se de um conjunto de ações de saúde que abrangem a promoção e proteção da mesma, seja no âmbito individual ou no coletivo, oferecendo a prevenção, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e manutenção da saúde. É orientada pelos princípios de universalidade, acessibilidade e coordenação do cuidado, da continuidade e responsabilização, além da humanização, da equidade e da participação social.