O concurso cultural internacional de imagens microscópicas tem como objetivo a divulgação de imagens das ciências da vida, dando acesso e despertando o interesse pela pesquisa. O concurso é aberto a qualquer pessoa do Brasil e do exterior com mais de 18 anos.

Cada participante poderá apresentar no máximo três imagens inéditas de sua autoria. As imagens devem ser fotomicrografias tiradas em qualquer tipo de microscópio. Qualquer tipo de amostra é aceitável: microscopia de luz como campo claro, campo escuro, contraste de fase, contraste de interferência diferencial, fluorescência, multifotônica, contraste de modulação, deconvolução, confocal e técnicas mistas.

As imagens deverão ter no máximo 300 KB, no formato JPG, e ser enviadas para o e-mail lifesciences@icb.usp.br, juntamente com a ficha de inscrição preenchida, título e dados descritivos da imagem e técnica (breve explicação sobre o conteúdo, técnica e equipamento utilizado para a obtenção da imagem).

A avaliação das imagens será feita seguindo os critérios de originalidade, impacto visual, qualidade técnica e conteúdo informacional. A comissão julgadora, composta por cientistas e profissionais das artes plásticas, selecionará 50 imagens.

Entre as 50 imagens, serão escolhidos os três primeiros lugares. O autor da imagem em primeiro lugar receberá como prêmio uma viagem para conhecer o Demo Center da Carl Zeiss, em Munique, Alemanha. O segundo lugar receberá um microscópio Zeiss, modelo Primo Star Binocular, equipado para a técnica de campo claro (visualização de material corado). O terceiro colocado ganhará uma câmera da Sony com lentes Zeiss.

Mais informações: www3.icb.usp.br/corpoeditorial/index.php?option=com_content&view=article&id=662 e lifesciences@icb.usp.br.

Fonte: Agência FAPESP