A quadra poliesportiva do Campus Universitário Tabosa de Almeida, na Faculdade Asces, foi tomada pelos estudantes pernambucanos durante a abertura oficial do 38º Congresso da União dos Estudantes de Pernambuco, nesta sexta-feira (17). Na mesa de autoridades, representações nacionais, estaduais e locais das esferas políticas e das organizações estudantis. O Senador Armando Monteiro Neto, o Deputado Federal Wolney Queiroz, o presidente da Câmara Municipal de Caruaru Lícius Cavalcante e o diretor presidente da Faculdade Asces Paulo Muniz, foram algumas das autoridades que compuseram a mesa de abertura dos trabalhos. A condução do evento ficou à carga de Virgínia Barros, presidente da UEP/PE.

Durante a solenidade, o Diretor Geral da Faculdade Asces prof. Paulo Muniz,  discursou a cerca da importância do evento, especialmente neste momento de preparações sobre a elaboração do Plano Nacional de Educação . “Este encontro definirá as metas relacionadas à educação para os próximos anos, por isso, a relevância do envolvimento dos jovens aqui presentes neste processo de democracia”, comentou Muniz.

O Congresso acontece até o domingo e a programação será de muitas plenárias, grupos de trabalhos e seminários. Logo mais, a partir das 14h, será a vez da realização do Encontro de Jovens Mulheres Estudantes da UEP, com a participação da Secretária Executiva da Mulher, Louise Caroline e a diretora da UBM (União Brasileira de Mulheres), Paula Falbo conduzirão os trabalhos. Paralelamente ocorrerá o II Seminário Estadual do CUCA (Circuito Universitário de Cultura e Arte).

No sábado, a partir das 8h, serão realizados os Grupos de Trabalhos (GT’s) que trarão temas como: Reforma Política, Democratização da Mídia, Educação, Investimentos para o PNE, Ciência e Tecnologia e Movimento Estudantil. Todos os temas apresentados, as sugestões que forem aprovadas nos Grupos, serão levados para a principal plenária que acontecerá no domingo, também no turno da manhã.

Esta será a primeira vez que a cidade de Caruaru vai sediar este Congresso. A cidade foi escolhida por ser bem localizada e ter infraestrutura para acomodar as cerca de 500 pessoas que estão sendo esperadas. Dentro do Congresso, além dos grupos de trabalhos, haverá o debate sobre o Plano Nacional de Educação, bem como questões relacionadas às políticas públicas do setor. “O Congresso é realizado a cada dois anos para debater diferentes eixos e estabelecer as bandeiras de lutas que serão defendidas pela própria diretoria da UEP”, comentou Marivaldo Leandro, um dos organizadores do Congresso. O evento faz parte do processo preparatório para o Congresso Nacional da União dos Estudantes (UNE).