A ação está ligada diretamente às comemorações do 52º aniversário da Instituição e às comemorações nacionais da categoria. Este ano, o evento abordará o tema Dimensão Ética e Moral do Cuidado de Enfermagem, destacando a realidade local, as dimensões éticas, técnicas e políticas e os desafios para a prática de Enfermagem na atualidade.

A instituição promoverá palestras, workshop contemplando: Minicursos, apresentação de pôsteres e uma gincana direcionada aos estudantes de enfermagem e professores envolvidos no curso. A programação da Semana terá também o intuito de responsabilidade social, quando da realização, entre outras coisas, das campanhas para arrecadação de alimentos, água mineral e produtos de higiene. Os donativos serão destinados para duas organizações sociais de Caruaru para que sejam entregues a comunidades carentes do município.

O objetivo da semana é mostrar um vertiginoso avanço no desenvolvimento da ciência e no processo de globalização, em que as consequentes mudanças atingem os mais diversos âmbitos da sociedade e, de acordo com a coordenadora do curso, Valéria Gorayeb, o “trabalhador de Enfermagem deve situar-se, ocupar seu espaço e exercer sua autonomia para prestar um cuidado com qualidade, fortalecendo o campo de conhecimento próprio da Enfermagem e avaliando o que é ético e o que não é”.

Para Valéria, essa temática vai trazer abordagens com dimensões ainda maiores como a ética, moral e produção do cuidado de Enfermagem, as inovações tecnológicas e os currículos de formação. “Acredita-se que as comemorações construídas de forma coletiva possam contribuir para o desenvolvimento do debate e de reflexões sobre estes temas entre os profissionais e estudantes da Enfermagem, destacando a realidade local, os desafios organizativos, técnicos e políticos da Enfermagem na atualidade”, explica a professora.

Semana de Enfermagem da Faculdade Asces

Realização: Faculdade Asces – Curso de Enfermagem

Data: 12 a 20 de maio de 2011

Informações: (81) 2103.2000

Quinta-feira (12/05) às 09h

Palestra: A Percepção do Serviço sobre a Formação de Enfermeiros no Interior de Pernambuco

Local: Auditório da Dimensão Ética e Moral do Cuidado de Enfermagem

Palestrantes: Enf.ª Salete Jordão – Assessoria da Direção HRA / Técnica da IV Regional de Saúde de Pernambuco.

Terça-feira (17/05) Workshop 8h às 09h30min

Palestra de Abertura: A Enfermagem na Atenção a Saúde do Homem

Local: Salas B002 e B003

Palestrantes: Profs. Esp. Diego Augusto Oliveira & Msc.Valéria Gorayeb – Faculdade Asces