Violência em Adolescentes: Uma Realidade Marcada por Determinações Socioculturais, Econômicas e Familiares, esse é o título do livro desenvolvido pelo professor de Educação Física da Faculdade Asces, Ricardo Guerra, com a participação e orientação dos professores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Arnaldo de França Junior e Gisela de Siqueira.

O livro faz parte das pesquisas realizadas para dissertação de mestrado pela Universidade de Pernambuco (UPE), do professor Ricardo Guerra e retrata as causas do envolvimento de jovens e adolescentes com a violência. “O objetivo do livro é alertar a sociedade da importância de investir em projetos que envolverão a participação da família e a sociedade, com ações educativas e preventivas, para minimizar os efeitos da violência causada pela utilização de drogas, álcool e da participação em grupos de relacionamentos como as das torcidas organizadas”, explica o professor Guerra.

A obra foi distribuída em quatro capítulos bem definidos, onde retrata a violência, o perfil sociodemográfico, o comportamento e a influência de fatores sociodemográficos que desencadeia a violência entre os adolescentes. A edição ficou por conta da Editora Universitária e encontra-se disponível na Livraria Universitária, localizada no Campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).