Discutir a saúde dos homens e das mulheres é um assunto que não cai em desuso, pelo contrário, está cada vez mais atual e revelando mudanças significativas a partir da dinâmica de cada gênero, como reflexo do desenvolvimento da sociedade. Foi para apresentar alguns dados e características deste assunto que a professora/coordenadora do curso de Enfermagem da Faculdade Asces, Valéria Gorayeb, ministrou palestra durante a 3ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat), na Etical. A professora contou com uma plateia de aproximadamente 80 funcionários, na última terça-feira (15), no auditório da indústria.

Valéria destacou o grau de vulnerabilidade no campo da saúde para homens e mulheres. “Nós podemos destacar que os homens são acometidos com maior freqüência por problemas cárdio respiratórios e os cânceres de próstata e de pênis. No caso das mulheres, destacamos o aumento da incidência de doenças relacionadas ao estresse e os cânceres de mama e do colo do útero”, disse a enfermeira.

A influencia da socialização de gênero nos processos de morbidade relativos ao ambiente de trabalho evidencia como o trabalho, tão importante na construção da identidade humana ou mesmo sua falta (o desemprego), têm conseqüências para o adoecimento e o cuidado com a saúde. Por isso, a saúde não se reduz à aparição de um transtorno e à busca de um serviço de saúde. Os problemas são resultados de um processo complexo e dinâmico que se produz no interior da sociedade. O público participou interagindo com perguntas e depoimentos, boa parte das colocações foi relacionada a fatos particulares, mas que influenciam diretamente na vida profissional.

De acordo com a coordenadora de Recursos Humanos, Joelma de Souza, a indústria é formada por 80% homens e 20% de mulheres, ao todo são 350 funcionários. O principal objetivo da Sipat é conscientizar os funcionários das questões relacionadas à segurança e saúde física e mental, buscando proporcionar um ambiente de trabalho seguro e saudável. Por isso, a palestra da Asces foi bem recebida. “Os funcionários repercutiram muito bem internamente, foi uma excelente contribuição”, disse Joelma.