Foi realizado pelo curso de Educação Física, nesta quarta-feira 01/12, os I Jogos Paradesportivos da Instituição. Os jogos ocorreram no complexo esportivo do Campus Universitário Tabosa de Almeida e foi coordenado pelo professor Gilberto Martins, os jogos fizeram parte do Projeto de Extensão “Práticas e Treinamento Esportivo para Pessoas com Deficiências (PROTED), do curso de Educação Física da Faculdade.

“O objetivo destes jogos é o congraçamento entre os participantes, enfatizando o potencial das pessoas não os comprometimentos e alertando a sociedade que se uma pessoa é capaz de arremessar um implemento, correr e saltar também será capaz de produzir no trabalho e socialmente, mas para que isso aconteça é necessário que surjam as oportunidades”, explica o coordenador Martins.

Ao todo 45 atletas com vários graus de comprometimento participaram da competição, reunindo competidores da PROTED, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Agrestina (APAE) e do Centro Evangélico de Reabilitação e Treinamento Ocupacional (CERTO), os jogos ainda contou com a visita dos estudantes do curso de Educação Física da Faculdade Guararapes, do Recife.

Para Jedson Soares, 28 anos, atleta da PROTED, os jogos foram como está participando de uma final de Copa do Mundo. “Nunca participei de campeonatos de atletismo em Caruaru, essa foi a primeira vez, muita gente prestigiou e quanto mais pessoas daqui perceberem do que somos capazes melhor. Fiquei muito feliz, foi bom para todos”, comenta o eufórico Jedson.

As provas foram de atletismo de campo e pista, subdivididos nas modalidades de corrida de 500 e 80 metros, lançamento de disco e arremesso de peso.