Uma pesquisa conduzida na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, afirma que ter um cônjuge fumante pode aumentar em até 72% o risco de sofrer ataque cardíaco. Os resultados fazem parte de uma pesquisa que entrevistou e analisou os dados de mais de 16 mil pessoas.

Segundo a pesquisa que será publicada na edição de setembro da revista cientifica American Journal of Preventative Medicine, um ex-fumante que se casa com alguém que fuma tem até 72% mais chances de ter um infarto que se fosse casado com um não-fumante. Já no caso de pessoas que nunca fumaram, ser casado com fumantes aumenta os riscos em 42%, estima-se.

A incidência de infartos foi acompanhada em cada pessoa por em média 9.1 anos. Os cientistas ajustaram os modelos anulando outros fatores de risco, como idade, genética, renda, obesidade, uso de álcool e doenças que podem prejudicar o coração.

Embora o fumo passivo seja amplamente aceito como fator de risco para doenças coronárias, poucos estudos investigam a associação entre este fator e os riscos de infartos.

Com informações do portal de informações do G1.

Leia mais sobre o assunto:
Cresce o número de infartos entre pessoas de 20 a 40 anos; 
OMS sugere ao País medidas para política antitabagista;
Parar de fumar é ‘contagioso’, revela pesquisa;