O consumo durante o carnaval é alto, latinhas, garrafas plásticas, papéis e glitter, muito glitter, fazem parte do cenário pós-festa, nada bonito por sinal. Quando festejamos na nossa casa, a primeira coisa que fica após os convidados partirem é a bagunça, copos espalhados, comida em todo lugar e obviamente cuidamos logo em limpar a bagunça. Mas, e no Carnaval? Você já reparou como as ruas ficam após as festas, é tanto lixo que chega a ser difícil encontrar um lugar limpo pra colocar os pés, mas enfim.

Mudar a cultura do consumo ou optar por métodos menos agressivos ao meio ambiente é uma cultura que precisa ser propagada, pensando nisso nossos professores do curso de Engenharia Ambiental separaram algumas dicas simples, que podem contribuir para que o carnaval seja festejado da mesma forma, mas que o seu saldo para o meio ambiente (nossa casa) seja positivo, confira:

Glitter ecológico:

Separe frutas e legumes com cores fortes como cenoura, beterraba, mirtilo, morango ou açafrão e extraia o corante. Coloque as frutas para ferver com um pouco de água. Deixe a água reduzir. Apos esfriar coloque na geladeira. Em um bowl de vidro coloque uma colher de gelatina vegetal (também chamada de agar agar). Borrife o corante gelado em cima da gelatina em pó, sem mexer. Coloque o bowl no microondas por 30s e a cada 10s tire para mexer. Coloque a mistura em uma forma e espalhe bem fininha. Pode usar um pincel se preferir. Após esfriar bata no liquidificador. Esta pronto o glitter natural para o Carnaval.

Faça seu Confete:

Ao invés de gastar dinheiro comprando confete para o Carnaval, faça você mesmo sem gastar nada. Temos várias árvores na cidade que descartam suas folhas com diferentes tons e cores, essas folhas podem ser transformadas em confete. Pegue algumas folhas do chão, com as cores que você preferir. Lembre de não arrancar folhas das árvores, as que estão no chão são suficientes., com um furador de papel faça vários furos nas folhas. Os furadores em geral tem uma tampa no fundo que junta os picotes das folhas. Agora é só se divertir sem gastar dinheiro ou prejudicar o meio ambiente.