O Conselho Nacional de Justiça promove de três a oito de dezembro, a Semana Nacional da Conciliação. O evento que acontece em todo o país, mobiliza suas operações para conciliar as partes envolvidas em ações judiciais. A expectativa é realizar 215 mil audiências até o próximo sábado.

Em Pernambuco, todas as varas e juizados de todas as comarcas estão mobilizadas para a ação. No país, o mutirão e a Semana envolvem mais de três mil magistrados, advogados e 20 mil servidores.

De acordo com o um dos coordenadores da ação no estado, o juiz Sérgio Paulo Ribeiro da Silva, o objetivo é de atender a mais pessoas do que no ano passado, quando a iniciativa se limitou a um mutirão realizado em apenas um dia e em algumas comarcas.

A intenção da campanha, explica o juiz Sérgio Paulo, é estimular a cultura da conciliação. “Não existe, na população e até entre os profissionais dos juizados, a cultura da conciliação, ou seja, de resolver as pendências evitando conflitos”, comenta o juiz que ainda acrescenta: em casos em que é feita conciliação, os impasses são solucionados com mais rapidez.

A meta estimada pelo CNJ para 2007, visando a resolução pacífica de disputas judiciais, supera a marca de 2006, primeiro ano do Movimento, quando foram realizadas 84 mil audiências, das quais 55% terminaram em acordo.

O horário de atendimento nas varas e juizados é normal. No sábado, porém, as sedes da Justiça nas comarcas devem funcionar das 8h às 14h.