O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) tem novo procurador-geral de Justiça. Primeiro colocado na lista tríplice, escolhida nesta segunda (4), o promotor Paulo Augusto de Freitas Oliveira foi oficializado pelo governador Paulo Câmara (PSB), em reunião no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo, no Centro do Recife.

Paulo Augusto de Freitas vai comandar o MPPE durante o próximo biênio (2021-2023). A posse dele será realizada no dia 14 de janeiro.

A eleição da listra tríplice ocorreu ao longo desta segunda. Participaram do processo de votação promotores, promotoras, procuradores e procuradoras de Justiça de todo o estado. Paulo Augusto de Freitas teve 299 votos. Marcos Carvalho ficou com 195 e Maviael de Souza Silva, com 183.

Dos 439 integrantes do MPPE aptos a votar, 438 compareceram às urnas para a escolha de três nomes da lista. Houve, ainda, dois votos nulos e um branco.

Histórico

Paulo Augusto tem 15 anos de carreira como promotor de Justiça e 45 anos de idade. Natural do Recife, graduou-se em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco no ano de 2001 (turma 2000.2). É especialista em Segurança Pública e Cidadania, pela Asces-Unita, em convênio com o Ministério da Justiça/SENASP, como também é especialista (MBA) em Gestão do Ministério Público pela Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco (FCAP/UPE)

Foi oficial da Polícia Militar de Pernambuco de 1993 a 2003 e procurador federal da Advocacia Geral da União (AGU), junto à Agência Nacional de Energia Elétrica-ANEEL, de 2003 a 2005, além de professor de Direito Penal na Academia de Polícia Militar do Paudalho (2003) e na Asces-Unita (Caruaru), entre 2010 e 2012.

Tomou posse como promotor de Justiça no Ministério Público de Pernambuco (MPPE), em dezembro de 2005, inicialmente na Comarca de Floresta. Atuação (titular e exercício pleno) nas Promotorias de Buíque, Sanharó, Belo Jardim, Arcoverde, Cachoeirinha, Taquaritinga do Norte e Central de Inquéritos de Caruaru. Desde 2012 é titular da 4ª Promotoria de Defesa da Cidadania de Caruaru com tutela da Saúde e do Consumidor.

Como coordenador da 6ª Circunscrição Ministerial de Caruaru, foi eleito e reeleito pelos seus pares, no período de 2012 a 2016. Foi o idealizador do Projeto Pacto dos Municípios pela Segurança Pública, premiado pelo Conselho Nacional do Ministério Público. Atuou como secretário do Colégio de Procuradores de Justiça de 2017 até novembro de 2020 e atualmente exerce o cargo de chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça (desde 2017).