Pela primeira vez, os cinco homens acusados por planejaram e ajudarem na execução do plano dos ataques de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos, serão julgados. A acusação será feita perante uma corte militar na base de Guantánamo, em Cuba.

Entre os acusados está Khalid Sheikh Mohammed, considerado mentor do plano e segundo especialistas em segurança, ele é o mais importante integrante da Al-Qaeda já capturado – ele seria o terceiro no comando da organização.

A promotoria pede a pena de morte para todos os cinco réus. Em 11 de setembro de 2001, 19 homens seqüestraram quatro aviões, três dos quais se chocaram contra as torres do World Trade Center, em Nova York, e o Pentágono, em Washington. O quarto avião caiu na Pensilvânia. Cerca de 3 mil pessoas morreram. 

Após a confirmação do uso de técnicas pouco ortodoxas nos interrogatórios, Mohammed confessou o envolvimento em outras 30 ações terroristas em todo o mundo, incluindo planos de ataques contra o Big Ben e a área de Canary Wharf, em Londres. Os réus deverão ser julgados em um tribunal especialmente criado para julgar suspeitos de terrorismo que não sejam cidadãos americanos e aprovado pelo Congresso americano em 2006.