A caminhada é um dos exercícios mais procurados para quem procura ter hábitos de vida saudável. Sabendo disso, a Academia Escola do curso de Educação Física da Asces, vem desenvolvendo o Projeto de Extensão “Caminhada Orienta”, com os discentes e docentes da Instituição junto a população que caminha a partir das 5h30 às 7h, na Avenida Portugal em frente ao Campus Universitário da Asces, todas as segunda, quarta e sextas-feiras.

A preceptora, Shirlayne Marques, comenta sobre a caminhada orientada. “A caminhada é um exercício que pode ser adaptado ao nível de condicionamento de cada indivíduo. Sendo ela o exercício mais recomendado a quem tem um estilo de vida sedentário, sendo esta uma atividade física que pode ser praticada em qualquer lugar por qualquer pessoa, seja jovem ou idoso”, explica Marques.

O aposentado Severino Felix, 73 anos, falou o que acha do trabalho realizado pelos estudantes da Asces. “Esse é um trabalho muito bom e importante, pois ajuda ao caminhante a não ter dúvidas de como se praticar corretamente uma caminhada”, relatou Felix.

Atendendo ao diverso público que pratica caminhada na Avenida, os estudantes participantes do projeto realizam aferição de pressão e medição da massa corpórea, com as devidas orientações de como se praticar uma atividade física com segurança e obter bons resultados. De acordo com a preceptora Marques, são atendidos em torno de 150 pessoas por semana, onde destas, 70% são mulheres acima de 35 anos de idade.

A dona de casa Ilada Felix, 59 anos, comentou da inciativa da Faculdade. “Ótimo mesmo essa iniciativa, podemos monitorar nossa pressão arterial com frequência e a segurança dos estudantes e profissionais da Asces em quem podemos confiar”, registra dona Ilada.