Um acordo entre o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), e o governo do Estado, através das secretarias de Administração e Saúde, garante a contratação, por meio de concurso público, cerca de 1.500 profissionais de saúde ainda este ano.

De acordo com o cronograma determinado, até 15 de fevereiro, deve ser concluído um estudo para necessidade de pessoal. Já em maio, data da possível publicação do Edital, até o final de agosto, deva acontecer a homologação efetiva dos aprovados e sua convocação imediata.

O Ministério Público ainda estipulou uma multa a ser aplicada, ao Estado, caso não haja o cumprimento. O valor de R$ 8 mil por dia será revertido para o Fundo Estadual de Saúde.
 
Até a conclusão do concurso, o Estado poderá contratar 806 profissionais em caráter temporário, para não prejudicar o atendimento à população nos hospitais da rede pública.

A medida partiu depois que o MPPE recomendou, desde o ano passado, a contratação de pessoal efetivo em lugar das contratações temporárias. “Como vinham sendo feitas, elas são ilegais e têm uma repercussão muito grande sobre a qualidade do atendimento”, afirmou Lucila Varejão, promotora do Patrimônio Público.