Pouco mais de duas xícaras de café por dia pode ser o suficiente para provocar o término da gravidez. É o que afirma um grupo de especialistas em obstetrícia. A pesquisa, publicada na revista científica American Journal of Obstetrics, afirma que a ingestão de 200 mg de cafeína por dia pode dobrar as chances de aborto.

Foram entrevistadas 1.063 mulheres, às quais pediram que dessem detalhes sobre o consumo de cafeína até a 20ª semana de gestação. Os pesquisadores constataram que 264 mulheres disseram não ter consumido cafeína, a porcentagem de aborto foi de 12,5% e entre as 164 que disseram ter ingerido 200 miligramas ou mais de cafeína por dia, 24,5% abortaram.

De acordo com um dos coordenadores do estudo, as gestantes deviam se abster de café nos três ou quatro primeiros meses da gravidez. “Se por alguma razão for impossível deixar de tomar café, elas deveriam tomar apenas uma xícara por dia ou então tomar a versão descafeinada”, disse De-Kun Li.

O especialista enfatiza que o aumento do risco de aborto foi associado diretamente à cafeína e estudos anteriores mostraram que a cafeína pode atravessar a placenta, mas ainda não está claro como a substância pode afetar no desenvolvimento do feto.