O pregão do Ministério da Educação (MEC) para a compra de 150 mil computadores portáteis para distribuição em 300 escolas foi decidido hoje, 19, após o lance da empresa brasileira Positivo Informática. Num total de R$ 98,18 milhões, o equivalente a R$ 654,5 (ou US$ 361,8) por unidade, a Positivo fornecerá computadores para o projeto Um Computador por Aluno (UCA).

De acordo com a assessoria de comunicação do Ministério da Educação (MEC), as partes ainda devem tentar negociar um valor mais baixo na tarde desta quarta. A Positivo Informática confirmou  que vai se reunir com o MEC, e só se pronunciará depois do encontro. A empresa participa do processo de seleção com o Classmate PC, fruto de uma parceria com a Intel.

De acordo com a assessoria, o MEC informou que ainda deve fazer nesta semana os chamados “testes de aderência” com dez unidades da máquina – o objetivo é comprovar se ela realmente cumpre o que promete.

Caso o laptop testado não atenda às exigências do Ministério, a empresa com o segundo lance mais baixo do pregão será chamada para os testes de aderência — neste caso, a conclusão do processo será adiada.

O edital do projeto anuncia que a empresa selecionada deverá fornecer os laptops em até 120 dias depois da conclusão do processo licitatório.

Configuração
Os equipamentos, projetados especialmente para uso pedagógico, devem ter tela de cristal líquido de no mínimo sete polegadas, capacidade de armazenamento de pelo menos um gigabyte e memória mínima de 256 megabytes. A empresa vencedora ficará responsável pela entrega, instalação e manutenção das máquinas por três anos.