O Badminton é um dos esportes que mais cresce no Brasil, em Caruaru o esporte tem na Asces-Unita um centro de referência. Através do projeto de extensão CEPESB – Centro de Pesquisa em Badminton, estudantes e professores tem a oportunidade de promover o esporte. O resultado desse esforço pode ser evidenciado através do reconhecimento de estudantes e professores, como por exemplo o estudante Francisco Matheus, que foi reconhecido pela Federação Pernambucana de Badminton como o melhor técnico do estado. Atualmente o aluno é o responsável e técnico de um projeto social na cidade de Brejo da Madre de Deus, onde são atendidas mais de 30 crianças e adolescentes. Matheus ainda destaca um pouco de sua rotina "quase não paro em casa, minha rotina é faculdade, trabalho, treino e competições tanto dentro quanto fora do estado de Pernambuco".

O estudante destaca também que participa de cursos e capacitações no qual contribui com a sua atuação junto ás crianças, no fomento ao esporte, que ainda tem uma tímida representação no interior do nordeste. A premiação ocorreu neste mês de dezembro em Recife, através da federação pernambucana de Badminton, Matheus ainda ressalta a importância de sua formação na Asces-Unita para o resultado e o trabalho social que desenvolve em sua cidade natal " a Asces-Unita foi um dos principais fatores para meu sucesso alcançado atualmente. Só tenho a agradecer a Deus em primeiro lugar e segundo á Asces-Unita e ao Professor Marcos Tulio de Sá por ter me dado a oportunidade de obter um pouco de conhecimento e alcançar novos rumos."