Um fato inédito no país. Uma estudante da rede pública de ensino conquistou o primeiro lugar isolado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem ) deste ano. A jovem mineira Luísa Lima Castro, de 18 anos, acertou todas as questões da prova e obteve nota máxima na redação, alcançando 100% no desempenho.

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela aplicação da prova, outros 14 alunos dividiram a 2ª posição entre os melhores colocados. Luísa declarou para o Portal G1 que nunca imaginou em acertar todas as questões do exame. "Fiz a prova com certa tranqüilidade, mas nunca pensei que acertaria todas as questões porque eu saí de lá com algumas dúvidas. Acho que respondi umas cinco ou seis sem ter certeza se estavam certas ou não. Fiquei surpresa por ter acertado todas, mas pensei que umas 200 pessoas também conseguissem a mesma coisa", declarou emocionada.

A pretensão da estudante agora é passar no vestibular de medicina na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Para conseguir tam mérito, a estudante faz cursinho preparatório para o vestibular e se dedica aos estudos pelo menos sete horas fora da sala de aula. "Acordo às 6h30 e só paro de estudar bem à noite, quando vou dormir", contou.

Leia mais sobre o assunto:
ProUni abre inscrições para estudantes de todo o Brasil