Todos sabem do que uma boa música é capaz de fazer. Além de inspirar, relaxar e mudar o humor de uma pessoa, a música também pode ter efeitos negativos, dependendo da maneira que é utilizada. Com o acesso a novas tecnologias e a fácil aquisição de tocadores digitais também vem o perigo da surdez. O volume alto de Mp3 Players podem causar danos prematuros ao ouvido, alerta uma entidade britânica.

O Royal National Institute for Deaf People (RNDI) disse que a descoberta é preocupante. O instituto acusa fabricantes de não alertar consumidores sobre o risco da perda de audição e pede que fãs de música digital usem filtros nos fones de ouvido. O acessório impede a entrada de sons externos e por isso reduz a necessidade de aumentar o volume.

Pelos dados divulgados pelo RNID 72% dos usuários de MP3 players submetidos a testes ouviam música com volume acima de 85 decibéis. Níveis próximos a uma furadeira elétrica que chega a 100 decibéis.

Um alerta feito pela Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que ouvir por uma hora sons em 85 decibéis vindos de fones de ouvido podem danificar o aparelho auditivo. Segundo Brian Lamb, chefe-executivo no Instituto, “As empresas deveriam imprimir alertas claros nas embalagens e colocar tabelas de decibéis no controle de volume".

"É fácil ajustar o volume do MP3 player para níveis perigosos, principalmente em ruas movimentadas ou transporte público", diz. "Mas se as pessoas podem ouvir a música do seu fone de ouvido a um metro de distância, sua audição está em risco."

Compare os níveis de barulho:
– Quarto silencioso à noite – 20 decibéis
– Conversa normal entre duas pessoas – 60 decibéis