Lourival Pereira de Oliveira (PV), vereador de Buritis (RO) foi o primeiro político do país a perder o mandato devido à resolução do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que proíbe a infidelidade partidária.

A punição ocorreu nesta quarta-feira (19/12) e foi estabelecida pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral). Segundo os principais jornais do país, o vereador trocou duas vezes de sigla desde 27 de março deste ano.

O vereador Eleito pelo PSDB, mudou para o PV alegando que sofria perseguição política dentro da antiga legenda. O pedido de devolução do mandato foi feito pelo PTB – que conseguiu eleger suplentes na coligação com o PSDB.

Antes de ficar no PV, Lourival entrou para o PPS, retornou para o PSDB e entrou para o PV em 28 de setembro.

Em defesa ele afirmou: "Eu sou amigo do prefeito da cidade, que é do PT, e os filiados do PSDB não gostavam dessa relação. O PSDB faz oposição ao prefeito [José Alfredo Volpi]".

O TRE-RO informou que o argumento apresentado por Lourival –de perseguição política– foi desconsiderado pela Corte por falta de provas.

Para o relator, o juiz Élcio Arruda, a primeira migração de partido do vereador já era suficiente para configurar a infidelidade partidária.