Pela primeira vez em 17 anos de concurso, uma faculdade pernambucana participa da Competição de Júri Simulado sobre o Sistema Interamericano de Direitos Humanos, promovido em Washington – EUA. O evento, que nesta edição se consolida como o maior e possivelmente o mais importante do mundo sobre o seu tema, agrega mais de 100 universidades de todos continentes do planeta. É também a edição mais disputada, dado o nível de preparação das equipes.

Nesta primeira participação da Faculdade Asces, a equipe é formada pelos estudantes Emiliane Alencastro e Laudemiro Neto, sob a orientação do prof. Glauco Salomão. A dupla teve um desempenho bastante acima da média, e foi elogiada ao final de cada rodada pelos juízes. O professor Ademario Tavares, que leciona a disciplina no curso de direito da Faculdade Asces, também participou como juiz da competição. Pelas regras do evento, ele não pôde participar das bancas em que a IES estivesse competindo.

O julgamento de cada rodada foi feita por no mínimo de 5 juízes, compostos por professores, advogados, magistrados e promotores de justiça de vários países, com comprovada experiência na área dos direitos humanos.

Apesar da expectativa positiva, a equipe da Asces não conseguiu avançar para as semifinais. Apenas duas equipes brasileiras avançaram. Na próxima semana deverão ser divulgados os resultados finais do evento.

No último dia do evento, todos membros da Asces assistirão à final. Logo depois ocorre um almoço com o Decano da Washington College of Law e à tarde o evento é encerrado com uma palestra com o autor do caso julgado este ano, Jorge Calderón.