Estão abertas até 17 de agosto de 2008 as inscrições para o programa de Cooperação Internacional da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC) em parceria com a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

O protocolo em apoio ao programa foi assinado entre o Brasil e Portugal em 2002, antigo programa (CAPES-Grices) e tem como objetivo estimular o intercâmbio de docentes e pesquisadores brasileiros e portugueses vinculados a programa de pós-graduação de Instituições de Ensino Superior (IES), por meio de projetos conjuntos de pesquisa entre os dois países.

Para ingressar no programa o docente deve estar vinculado, obrigatoriamente, a um programa de pós-graduação stricto sensu avaliado pela CAPES, preferencialmente com conceitos cinco, seis ou sete. É necessário dois doutores por equipe, além do coordenador que possuir o título de doutor há pelo menos cinco anos. As modalidades de apoio são missões de trabalho, voltadas a atividades de ensino e pesquisa, e bolsas de estudos para doutorado-sanduíche e pós-doutorado. São duas missões de trabalho por ano e por projeto e a concessão anual é de até R$ 10.000,00 em recursos de custeio para a execução do projeto, para a equipe brasileira.

O docente participante do programa CAPES/FCT receberá para a missão de trabalho, passagens aéreas e diárias, conforme normas da CAPES. A duração dos projetos será de dois anos e pode ser prorrogada por mais um. Em novembro de 2008 será feita a reunião conjunta de seleção dos projetos. As atividades terão início em janeiro de 2009. Para mais informações e inscrições, acesse aqui.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Capes