Baseado em pesquisas da Organização Mundial de Saúde (OMS), o professor do Departamento de Medicina da Universidade de Brasília (UnB), Pedro Tauil, faz um alerta sobre a manifestação de doenças infecciosas restritas às regiões de clima mais quente, como malária e dengue em regiões não tropicais. O motivo do problema seria o aquecimento global que está expandindo a área tropical do planeta.

De acordo com o professor, o Rio Grande do Sul registrou, neste ano, o primeiro caso de dengue contraída no estado. Coincidentemente, lembrou o docente, o estado teve, em 2007, o maior número de dias da história com temperaturas acima de 22 graus.

Além da disseminação de doenças tropicais, o professor mostrou-se preocupado com outra conseqüência das mudanças climáticas: o aumento da incidência de desastres naturais. Segundo o especialista, inundações, tempestades, enchentes e secas provocarão mais danos à saúde pública e risco de redução da produção agrícola.

"As pessoas sabem o que fazer, mas, por diferentes razões, não praticam os conhecimentos no ambiente domiciliar", declarou o especialista, destacando que o maior engajamento da sociedade no combate às doenças tropicais será uma das grandes armas contra as doenças que poderão surgir.

Com informações da Agência Brasil.