Mais que proporcionar dentes saudáveis e um sorriso bonito, o profissional de Odontologia é também responsável pela saúde geral da pessoa. Sua importância não está ligada apenas a questões estéticas. Problemas dentários podem acarretar prejuízos em outras partes do corpo, como músculos e estômago. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, 99% da população têm cáries e 85% não possuem dentição completa.

O trabalho desse profissional inclui limpeza, reparação, extração e correção de irregularidades no alinhamento dos dentes; tratamento de doenças da gengiva; cirurgias buco-maxilo-faciais e elaboração e colocação de próteses ou dentaduras. Como parte integrante da área de Saúde, um cirurgião-dentista deve ter formação humanista e estar atento ao bem-estar do paciente para lhe oferecer o tratamento adequado.

Para atender à complexidade da área, a Odontologia está subdividida em várias especialidades. Entre elas, podem-se citar: a Periodontia, que cuida dos tecidos que envolvem os dentes; a Ortodontia, que trata das irregularidades no alinhamento dentário; a Dentística, responsável pela remoção de cáries; e a Endodontia, que cuida dos problemas da polpa dentária.

Com tradição de 49 anos ensinando nessa área, a Asces, mantenedora da Faculdade de Odontologia de Caruaru, é considerada uma das melhores Instituições de Ensino Superior do país, obtendo o reconhecimento do MEC com o conceito máximo, nos anos de 2004 e 2005. A Faculdade é a primeira de origem privada a implantar um Centro de Especialidades Odontológicas (parceria entre o Programa Brasil Sorridente, do Ministério da Saúde, e a Secretaria Municipal de Saúde de Caruaru), além de ser a única instituição de ensino dessa área no Nordeste a participar do programa federal Pró-Saúde.

Na Faculdade de Odontologia de Caruaru, as disciplinas teóricas e práticas são integradas com o atendimento clínico oferecido gratuitamente à comunidade em várias especialidades.

Perfil do Profissional
Para ser um bom profissional, o estudante deve continuar sua formação após a graduação e se atualizar sempre, pois os tratamentos se modernizam ao longo dos anos. “Qualquer cirurgião-dentista que queira se destacar no mercado precisa estar sempre se reciclando”, declarou o cirurgião-dentista Rogério Zimmermann, coordenador da Pós-Graduação em Saúde da Asces.

No entanto, a área de atuação do profissional de Odontologia é bem extensa e ele pode desenvolver especializações nas seguintes áreas:

– Clínica Geral
– Dentística Restauradora
– Endodontia
– Implantodontia
– Odontologia Legal
– Odontopediatria
– Ortodontia
– Patologia Bucal
– Periodontia
– Prótese Dentária
– Radiologia
– Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial
– Pesquisa e Ensino
– Saúde Pública – Odontologia Social e Preventiva

Atuação: 
Serviço público, entidades estaduais e particulares, instituições de previdência social, indústrias, serviços de assistência odontológica ao trabalhador e dependentes, entidades filantrópicas, clínicas e consultórios particulares, Instituições de Ensino Superior.