O Congresso das Licenciaturas reúne em sua programação temas que abordam a agenda do professor e sua relevância social, dessa forma os participantes são provocados a refletir sobre como sua atuação pode ser cada vez mais aprimorada. No primeiro dia foram realizadas apresentações orais, e-pôster, e também, uma roda de conversa com estudantes do ensino médio no qual foram apresentados os trabalhos desenvolvidos nas modalidades: e-pôster, artes (pintura, teatro e dança) e audiovisual (vídeos
curtos de 3 a 5min).

Na continuidade do evento foi a vez da palestra do professor Dr. José Moran, que destacou a importância de que a informação muito difundida atualmente não reflete, necessariamente, em conhecimento; sob a temática do evento: TRILHAS DA EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO: O papel social do professor.

Dr. Moran afirmou que “é preciso refletir sobre o conhecimento e o seu poder na evolução social, e mais, que a sociedade se transforma quando o conhecimento se torna oportunidade para todos.”