A Coordenação de Pesquisa e Pós-Graduação promoveu nesta sexta-feira (08/11), no Campus II da Faculdade, a aula inaugural da Especialização em Citologia Clínica.

Os 25 estudantes matriculados no curso receberam as boas-vindas dos professores coordenadores Adrya Peres e Ana Cecília que apresentaram a metodologia, os módulos e a dinâmica do curso. A professora e coordenadora de Biossegurança, Evanísia de Araújo, também compareceu e falou sobre os cuidados com a Biossegurança na utilização dos laboratórios. 

Para a biomédica Polyanna Florêncio, a especialização será um diferencial na sua carreira profissional. “A região é carente de profissionais nesta área por isso o curso será um diferencial para nossa profissão, além de estar aprimorando no estudo da citologia”, comentou. 

O curso de Especialização em Citologia Clínica da Asces é voltado para os profissionais graduados nos cursos de Biomedicina, Farmácia, Medicina e tem o objetivo principal de capacitar profissionais nas análises citológicas de rotinas laboratoriais, englobando análise de amostras ginecológicas com o foco na prevenção do câncer de colo uterino, dando a esse especialista a capacidade de emitir laudos citológicos na área. O curso também capacitará os profissionais para análise da citologia da mama, citologia pulmonar, citologia urinária e dos líquidos pleural e peritoneal.

A coordenadora do curso, Adrya Peres, comentou como foi pensado o projeto do curso. “O projeto do curso foi pensado nas necessidades regionais com foco principal no câncer de colo uterino, mas todas essas áreas que serão abordadas levarão uma complementação, um diferencial para o profissional citologista. Eles serão capacitados para emissão de laudos em todas essas áreas”, relatou.  

Após as apresentações, os estudantes foram conhecer os laboratórios e à noite assistirão a aula do primeiro módulo em Anatomia Humana, ministrada pela professora Renata Vasconcelos.

As aulas serão teóricas e práticas, com carga horária de 440 horas, divididos em 20 módulos que serão realizados mensalmente durante os finais de semana até junho de 2015. Ao final do curso os estudantes terão que desenvolver o Trabalho de Conclusão de Curso (TTC) e produzir artigo científico que irá contribuir para pesquisa institucional e regional.
 
Especialização em Microbiologia Laboratorial:

A Faculdade Asces segue com sua segunda turma de Especialização em Microbiologia Laboratorial, que neste mês de novembro está em seu 7º módulo focando sempre nas aulas práticas laboratoriais.